CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

 

O charolês é um bovino de pelagem branca ou creme, grande peso, desenvolvimento muscular pronunciado e sem acumulação de gordura, precoce e especializado em carne, destacando-se pelo grande rendimento de carcaça.

Com um esqueleto muito desenvolvido, tendo ossatura pronunciada. No seu conjunto, é um animal volumoso, esqueleto e musculatura destacada, excelente tamanho (altura, comprimento) com diâmetros transversais moderadamente amplos e plano superior e inferior retos.

 

CARACTERÍSTICAS ZOOTÉCNICAS

 

CABEÇA - Harmônica, com expressão masculina nos machos e feminina nas fêmeas. Frente ampla, nuca reta, orelhas de bom tamanho (em forma de palmatória), olhos grandes e tranquilos. Focinho largo e destacado, narinas distantes e bem separadas, boca ampla.

PESCOÇO - Longilíneo e musculoso, bem implantado no tórax, papada reduzida.

CHIFRES - Medianos, curvados para a frente, a sua base não pode ter diâmetro excessivo. Cor branca ou marfim, sendo que na sua base admite-se coloração mais escura, mormente em animais mais velhos.

CORPO - Amplo e cilíndrico; lombo reto, largo e musculoso, rins largos. Garupa ampla e retangular, bem coberta de carne. Tórax amplo e profundo, com costelas separadas, sem depressão atrás das espáduas.

Quartos posteriores com musculatura pronunciada e perfil convexo, massas musculares baixando até ao curvilhão, este forte e com grande diâmetro. Cauda larga na base, bem inserida na garupa.

MEMBROS - Fortes, bem aprumados, com cascos na cor marrom muito claro, sem listras ou manchas.

MUCOSAS - Rosadas, sem pigmentação, às vezes com algumas "sardas".

MANCHAS ESCURAS - Somente nas pontas dos tetos e, eventualmente, na vagina e escroto (tipo malha), o que não é desejável.

PELE - De boa espessura, suave e flexível, de cor rosada.

PÊLOS - Normalmente curtos, brilhantes e de cor branca ou creme. Não se admitem malhas escuras na pelagem.

ANDAR - Ágil e elegante, adequado a movimentar-se em grandes áreas à procura de alimento.

 

Com as linhas genéticas do Charolês moderno, procuramos ir de encontro a todos os mercados, destacando sempre as 10 características principais que mais destacamos:

1. Facilidade de parto

2. Rusticidade

3. Docilidade

4. Qualidades maternais

5. Prolificidade

6. Capacidade de crescimento (o charoles é a raça a nível mundial que tem a maior capacidade de transformar kg de alimento em kg de carne)

7. Desenvolvimento muscular

8. Precocidade

9. Rendimento de carcaça

10. Rentabilidade ao produtor